Mundo Argentina

Governo Milei classifica protesto de torcidas organizadas e aposentados como tentativa de golpe

O chefe de gabinete do Governo Javier Milei, Guillermo Francos, caracterizou os protestos que ocorreram em Buenos Aires envolvendo torcidas organizadas e aposentados, como uma “tentativa de golpe de Estado”.

Por Agencia 217

13/03/2025 às 17:28:50 - Atualizado há

O chefe de gabinete do Governo Javier Milei, Guillermo Francos, caracterizou os protestos que ocorreram em Buenos Aires envolvendo torcidas organizadas e aposentados, como uma “tentativa de golpe de Estado”. Os confrontos resultaram em mais de 110 prisões e 40 feridos e aconteceram nesta quarta-feira (12). As autoridades afirmaram que a repressão a esses movimentos continuará.

A juíza Karina Andrade decidiu libertar 114 pessoas nesta quinta-feira (13), justificando que as detenções infringiam direitos constitucionais, como o direito à manifestação e à liberdade de expressão. Em resposta, Francos argumentou que o sistema judiciário deveria ser mais rigoroso na aplicação da lei e que as autoridades estão revisando gravações para identificar aqueles que agiram de forma violenta durante os protestos. “Se umas 140 pessoas são presas e então, em poucas horas, uma juíza diz que, como estavam defendendo direitos, não pode haver flagrante delito, caso contrário, direitos seriam violados… Bom, se você entende a lei dessa forma, é difícil combater a violência organizada de grupos extremistas na Argentina porque os tribunais os liberam rapidamente”, declarou.

O ministro da Justiça, Mariano Cúneo Libarona, também se manifestou contra a decisão da juíza, referindo-se aos manifestantes como “criminosos organizados”. O fotógrafo Grillo, que foi atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo, passou por uma cirurgia e a associação de repórteres gráficos responsabilizou a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, pelo incidente.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Nátaly Tenório

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Agência 217

© 2025 Agência 217 © 2024 Todos os direitos Reservados

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Agência 217