Mundo

Presidente de Portugal marca novas eleições para 18 de maio

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou, nesta quinta-feira (13) a dissolução da Assembleia da República, marcando novas eleições para o dia 18 de maio.

Por Agencia 217

13/03/2025 às 21:37:49 - Atualizado há

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou, nesta quinta-feira (13) a dissolução da Assembleia da República, marcando novas eleições para o dia 18 de maio. Essa decisão foi tomada dois dias após a queda do primeiro-ministro Luís Montenegro. Ao todo, foram 142 votos contra 88 para rejeitar a moção de confiança.

A moção de confiança foi apresentada por Montenegro na semana passada. De acordo com a oposição, o então premiê de usava o cargo para beneficiar a empresa com pagamentos mensais de 4.500 euros de uma operadora de cassinos. Ele negou.

Esta é a terceira vez que o presidente utiliza o artigo 133 da Constituição, que permite a dissolução do Parlamento. Em ocasiões anteriores, Rebelo de Sousa também convocou novas eleições em resposta a crises políticas semelhantes. Atualmente, as pesquisas eleitorais mostram um empate técnico entre o PSD e o Partido Socialista (PS).

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Nátaly Tenório 

TAGS Mundo
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Agência 217

© 2025 Agência 217 © 2024 Todos os direitos Reservados

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Agência 217