Luciana, marido e filha de 11 anos foram abordados na noite da quarta-feira (27) na Zona Oeste da capital paulista e ficaram 12 horas reféns. Luciana tem contrato com a agência Ford Models e a Way Model; já foi o rosto da Revlon e desfilou para grifes como Victoria's Secret e Arden B. Luciana Curtis é uma das modelos brasileiras com carreira duradoura no exterior
Reprodução/Instagram
A modelo Luciana Curtis foi sequestrada com o marido e a filha após jantarem num restaurante na Zona Oeste de São Paulo na noite desta quarta-feira (28). A família foi abordada no Alto da Lapa e ficou 12 horas rendida pelos criminosos, que fizeram transferências bancárias e roubaram o carro.
A investigação analisa câmeras de segurança do restaurante para tentar identificar a quadrilha. O caso é investigado pela Divisão Antissequestro da Polícia Civil (veja sobre o crime mais abaixo).
Filha de um inglês com uma brasileira, Luciana é considerada uma das supermodelos em atuação com carreira mais duradoura no exterior. Aos 53 anos, é uma das profissionais com contrato mais longo com a agência Ford Models, uma das maiores do mundo, e a agência Way Model, no Brasil.
A paulistana foi descoberta numa matinê em São Paulo por um olheiro da agência Ford quando tinha apenas 14 anos, nos anos 90. Luciana sempre afirmou à imprensa que nunca sonhou ser modelo.
"Minha mãe é professora de história, meu pai era corretor de seguros, nunca imaginei trabalhar com moda. Foi assim, e eu me encontrei", disse à revista Marie Clarie, em entrevista publicada em setembro deste ano.
Em 1993, ela ficou em primeiro lugar na final brasileira do Supermodel of the World. Na final mundial, ela ficou entre as quatro primeiras colocadas.
Modelo e família ficaram 12 horas em cativeiro em SP
Mas foi em 2001 que houve um dos marcos de sua trajetória no mundo da moda. Ela ficou conhecida por se tornar o rosto oficial da Revlon. Rumores apontam que ela ganhou US$ 1 milhão para fazer a campanha.
"Não gosto de falar sobre valores, mas o cachê foi excelente e mudou a minha vida. Comprei, inclusive, um apartamento em Manhattan", disse ao jornal O Globo em entrevista publicada em 2019.
Em janeiro deste ano, durante entrevista ao portal UOL, Luciana informou que voltou ao Brasil na pandemia após décadas vivendo em Nova York. Contudo, com a carreira internacional firme, continuava viajando com frequência para os EUA a trabalho.
Sequestro
Imagens do cativeiro em que família permaneceu refém por 12 horas em SP
Divulgação/Polícia Civil
Luciana, seu marido, o fotógrafo Henrique Gendre, e a filha caçula do casal foram abordados na Avenida Pio XI, no Alto da Lapa, por homens armados. Eles foram colocados dentro do carro da família e levados a um cativeiro na Brasilândia, Zona Norte.
Durante o sequestro, os criminosos pegaram dinheiro do casal e transferiram para contas de integrantes do grupo, segundo policiais.
Conforme o g1 apurou, a filha mais velha da modelo e do fotógrafo, uma adolescente, notou na manhã desta quinta que a mãe, o pai e a irmã mais nova não estavam em casa e entrou em contato com um tio. Ele procurou a polícia, que acionou a Divisão Antissequestro (DAS) da Polícia Civil.
Luciana, o marido e a filha de 11 anos acabaram soltos pela quadrilha na manhã desta quinta (28). Eles pediram ajuda para funcionários públicos que estavam num caminhão e que os levaram para uma delegacia da região (veja imagens acima e abaixo).
Em nota, a assessoria da modelo confirmou o sequestro e informou que "a família foi libertada e encontra-se bem".
DAS investiga o caso
O caso está sendo investigado pela Divisão Antissequestro (DAS) da Polícia Civil. Policiais da Divisão Antissequestro foram até o distrito policial, onde conversaram com as vítimas. Depois localizaram o local do cativeiro, onde não encontraram mais ninguém.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que "a Divisão Antissequestro do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE) está empenhada na identificação e prisão dos envolvidos no sequestro de uma família ocorrido na noite de quarta-feira (27), na Rua Pio XI, na zona oeste de São Paulo. Os criminosos, armados, abordaram as vítimas na saída de um restaurante e as levaram para um cativeiro. Durante as buscas das equipes da delegacia especializada, o bando abandonou a família no local e fugiu nesta quinta-feira (29). A ocorrência foi registrada na 3ª Delegacia de Repressão à Extorsão com Restrição de Liberdade da Vítima, que investiga os fatos. Outros detalhes serão preservados para garantir a autonomia dos trabalhos policiais".
A modelo Luciana Curtis e o marido, o fotógrafo Henrique Gendre, que foram sequestrados em SP
Reprodução/redes sociais
Luciana Curtis foi descoberta nos anos 90 por olheiro da agência Ford em SP
Reprodução/Instagram