Política Jair Bolsonaro

Pesquisa Quaest mostra que pobres se identificam mais com Lula, e direita prevalece entre os ricos

Uma recente pesquisa realizada pela Quaest indica que a identificação política dos brasileiros é fortemente influenciada pela renda.

Por Agencia 217

16/02/2025 às 17:19:46 - Atualizado há

Uma recente pesquisa realizada pela Quaest indica que a identificação política dos brasileiros é fortemente influenciada pela renda. Entre os indivíduos de baixa renda, 28% se alinham com Lula ou a esquerda, enquanto na classe alta, a preferência pela direita é evidente, com apenas 14% manifestando apoio a Bolsonaro. Os dados revelam que o apoio a Bolsonaro entre os mais pobres é de 9%, número que sobe para 14% entre os mais abastados. A pesquisa, que entrevistou 2.000 pessoas, apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais, o que confere credibilidade aos resultados obtidos.

O apoio à direita supera o apoio a Bolsonaro em todas as faixas de renda. Na classe baixa, 23% se identificam com a direita, enquanto na classe média esse número sobe para 34% e na alta chega a 43%. Por outro lado, o apoio a Lula diminui conforme a renda, com 28% entre os mais pobres e apenas 12% na classe alta. Além disso, uma parcela considerável da população não se identifica com os principais espectros políticos. Os números mostram que 31% dos entrevistados da classe baixa, 32% da classe média e 27% da classe alta não se alinham a nenhuma das correntes políticas predominantes.

O interesse pela política também parece estar atrelado à renda. A pesquisa aponta que 38% dos mais pobres demonstram desinteresse por questões políticas, enquanto apenas 21% dos mais ricos compartilham desse sentimento. Outro dado relevante é que a maioria da população defende a liberdade de expressão, com 64% dos mais pobres apoiando essa ideia. Em relação à confiança nas instituições, a Igreja Católica e as Igrejas Evangélicas gozam de alta credibilidade, ao passo que o Congresso Nacional é visto com desconfiança, especialmente entre os mais ricos, que apresentam uma rejeição de 55% em relação a essa instituição.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Agência 217

© 2025 Agência 217 © 2024 Todos os direitos Reservados

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Agência 217