Governo Lula se manifesta sobre fechamento da fronteira pela Venezuela
O governo brasileiro se manifestou sobre o fechamento da fronteira entre o Brasil e a Venezuela.
O governo brasileiro se manifestou sobre o fechamento da fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Nesta sexta-feira (10/1), militares de venezuelanos ocuparam parte da BR-174, que liga Roraima ao país vizinho.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o local ficará fechado até segunda-feira (13/1), por decisão das autoridades venezuelanas.
Entenda a situação na Venezuela:
- O presidente Nicolás Maduro tomou posse nesta sexta-feira, após uma eleição na qual seu regime se recusou a divulgar as atas de votação. Ele está no poder desde 2013, tendo assumido o posto após a morte de Hugo Chávez, que estava no poder desde 1999.
- A movimentação de militares na fronteira ocorreu no dia da cerimônia de posse de Maduro.
- Na véspera do evento, a líder da oposição, María Corina Machado, foi momentaneamente detida. O adversário de Maduro na eleição passada, Edmundo González, prometeu voltar à Venezuela.
- Em meio à tensão, o governo Lula tenta se colocar como um mediador do conflito. Por isso, enviou uma diplomata para a posse.
Leia também
Por fim, o órgão orienta cidadãos brasileiros a procurarem os plantões consulares da Embaixada do Brasil em Caracas (+58 414 3723337) e do Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén (+58 424 9551570), em caso de emergência.
Fonte: Metrópoles