O mercado de trabalho passa por uma transformação motivada principalmente pela inteligência artificial (IA).
O mercado de trabalho passa por uma transformação motivada principalmente pela inteligência artificial (IA). O relatório "Futuro dos Empregos 2025" do Fórum Econômico Mundial (WEF, sigla em inglês) aponta a IA, robótica e aumento do acesso digital como fatores que impulsionam empregos.
Nos próximos anos muitos empregos do setor de tecnologia serão demandados pelo mercado de trabalho por conta dos avanços da IA. Alguns deles são:
O WEF aponta que, até 2030, os cargos de especialista em inteligência artificial e machine learning deverão crescer mais de 100%. A demanda por esse tipo de profissional está voltada ao desenvolvimento e à implementação de soluções baseadas em algoritmos e modelos de IA capazes de resolver problemas complexos em uma ampla gama de setores e indústrias.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Apesar de terem escopos diferentes, os cargos de analista e cientista de dados são promissores para os próximos anos, especialmente devido ao avanço da inteligência artificial.
Na prática, o analista reúne, organiza e interpreta os dados, enquanto o cientista utiliza técnicas para prever padrões e desenvolver possíveis soluções.
Segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial (WEF), essas posições devem ter um aumento de aproximadamente 42% até 2030.
O setor de segurança da informação vai ser impulsionado com o uso da IA em praticamente todos os negócios. O relatório do WEF aponta um crescimento de 40% de cargos até 2030.
Isso porque, o grande volume de dados compartilhados necessita de sistemas robustos e seguros gerenciados por especialistas que precisam identificar, avaliar e mitigar riscos de segurança em sistemas diversas empresas tanto do setor público quanto do privado.
Especialistas em armazenamento são profissionais responsáveis por projetar, implementar e gerenciar sistemas que organizam grandes volumes de informações de forma eficiente e segura. Para os próximos anos, o WEF prevê que esses cargos terão uma demanda aumentada em aproximadamente 50% nos próximos cinco anos.
A demanda é crescente devido ao grande volume de informações que são processadas diariamente por sistemas ao redor do mundo, assim como à ampliação de data centers para a computação em nuvem.
O Chief AI Officer (CAIO) é responsável por liderar a estratégia de inteligência artificial dentro de uma organização. Por ser um cargo executivo, são poucas vagas disponibilizadas em cada empresa. Contudo é uma posição em ascensão para especialistas em IA que se destacam em estratégias tecnológicas para organizações.
A transformação pela qual o mercado de trabalho passa, diante da revolução trazida pela inteligência artificial, também molda as habilidades exigidas em diversos cargos que não estão diretamente ligados ao setor de tecnologia, como a criação de prompts.
Hoje, empresas também avaliam a criação de prompts como uma característica inerente a um bom profissional.
Negócios voltados para a comunicação, marketing e vendas, por exemplo, buscam trabalhadores que dominem o processo de elaboração de um comando para o chatbot que otimize tarefas e aumente a produtividade, sem perder a qualidade.
Leia mais:
VÍDEO: 10 Coisas que você NÃO deve fazer com o seu celular
Leia a matéria no Canaltech.