Geral Tecnologia

Amazon vai lançar mais satélites Kuiper, mas não precisa de tantos quanto SpaceX

A segunda leva de satélites Kuiper, da Amazon, deve ser lançada na sexta-feira (13) com um foguete Atlas V, da United Launch alliance, em uma janela que se abre às 15h29 no horário de Brasília.

Por Agencia 217

10/06/2025 às 09:17:14 - Atualizado há

A segunda leva de satélites Kuiper, da Amazon, deve ser lançada na sexta-feira (13) com um foguete Atlas V, da United Launch alliance, em uma janela que se abre às 15h29 no horário de Brasília. Os novos dispositivos vão se juntar aos demais do Projeto Kuiper, constelação de satélites rival da Starlink, da SpaceX.

Com este lançamento, a constelação da Amazon vai passar a ter 54 unidades. Os novos satélites vão ser enviados à órbita baixa da Terra, onde vão se juntar aos demais para oferecer internet de alta velocidade aos usuários. Os primeiros satélites Kuiper foram lançados em abril.

O vídeo abaixo recorda aquele lançamento com o Atlas V:

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Nem todos os lançamentos vão ser realizados pelo Atlas V — na verdade, a Amazon planeja usar o foguete Vulcan Centaur, da United Launch Aliance, bem como o Ariane 6 e New Glenn, da Arianespace e Blue Origin, respectivamente.

Futuramente, a Amazon espera realizar mais de 80 lançamentos para que sua constelação some mais de 3.200 satélites. A quantidade é significativamente menor que aquela que a SpaceX planeja para seus satélites Starlink — atualmente, a empresa conta com mais de 7.600 unidades operacionais e lança novos satélites regularmente.

Outra diferença está na arquitetura de internet com a qual a Amazon vem trabalhando. Diferentemente da SpaceX, a Amazon combina sua constelação na órbita baixa da Terra a uma rede global de estações e infraestrutura em solo, que é usada para a execução do AWS (sigla de "Amazon Web Services"), a plataforma de serviços de computação na nuvem da companhia.

Leia também:

Futura estação espacial vai ter internet dos satélites Starlink

Internet via satélite: como funciona a internet vinda do espaço?

Vídeo: Os telescópios mais incríveis do espaço

Leia a matéria no Canaltech.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Agência 217

© 2025 Agência 217 © 2024 Todos os direitos Reservados

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Agência 217