Geral Tecnologia

CBERS-6 | Brasil promulga protocolo para construção de 6º satélite com a China

O Brasil promulgou, nesta terça-feira (10), o Protocolo Complementar sobre o Desenvolvimento Conjunto do CBERS-6, satélite que está sendo construído em parceria com a China.

Por Agencia 217

10/06/2025 às 16:17:24 - Atualizado há

O Brasil promulgou, nesta terça-feira (10), o Protocolo Complementar sobre o Desenvolvimento Conjunto do CBERS-6, satélite que está sendo construído em parceria com a China. O documento foi publicado no Diário Oficial da União sob o Decreto nº 12.496, de 9 de junho de 2025.

O Protocolo Complementar já havia sido aprovado em dezembro de 2024, por meio do Decreto Legislativo nº 214, de 2024. O texto foi assinado em Pequim, em abril de 2023, e estabelece os termos para a construção do sexto satélite da série CBERS (Satélites Sino-Brasileiros de Recursos Terrestres).

"Com lançamento previsto para 2028, o CBERS-6 utilizará a Plataforma Multimissão (PMM), desenvolvida no Brasil e validada na missão Amazonia 1. A carga útil será um radar SAR (Synthetic Aperture Radar), em banda X, fornecido pela China. A principal vantagem da tecnologia SAR é a geração de dados independentemente das condições climáticas", informou a Agência Espacial Brasileira (AEB) em comunicado.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Monitoramento de recursos naturais

Os satélites CBERS têm como principal objetivo o sensoriamento remoto — atividade essencial para o monitoramento de recursos naturais e a geração de imagens utilizadas, por exemplo, no combate ao desmatamento. O programa sino-brasileiro já resultou no lançamento dos satélites CBERS-1, 2, 2B, 4 e 4A.

"Essa nova missão complementará os dados das missões ópticas dos satélites anteriores da série CBERS, com a vantagem de operar tanto de dia quanto à noite, além de realizar observações mesmo com nuvens, brumas, fumaça ou chuva", acrescentou a AEB.

Satélite CBERS-4
Satélites da série CBERS já resultou no lançamento de 5 instrumentos, com previsão de mais dois serem lançados ao espaço até 2030 (Divulgação/AEB)

Desenvolvimento do CBERS-5

Além do CBERS-6, Brasil e China assinaram, em junho de 2024, uma Declaração Conjunta de Intenções para a produção do satélite CBERS-5, com lançamento previsto para 2030.

O CBERS-5 será um satélite meteorológico geoestacionário — ou seja, permanecerá em uma órbita fixa sobre a Terra — e será uma ferramenta essencial para a detecção de eventos extremos, como secas, enchentes e tempestades.

Leia mais:

VÍDEO | O QUE É STARLINK?

Leia a matéria no Canaltech.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Agência 217

© 2025 Agência 217 © 2024 Todos os direitos Reservados

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Agência 217