Animais fofinhos, traços simples e atividades relaxantes — esses são alguns dos elementos que alçaram os livros de colorir Bobbie Goods à fama, sucesso emplacado pela ilustradora norte-americana Abbie Goveia.
Animais fofinhos, traços simples e atividades relaxantes — esses são alguns dos elementos que alçaram os livros de colorir Bobbie Goods à fama, sucesso emplacado pela ilustradora norte-americana Abbie Goveia. Vendidas por todo o mundo e inclusive no Brasil, as coleções não tardaram a receber versões falsificadas, com títulos que nunca existiram e páginas criadas por inteligência artificial.
Neste guia, nós aqui do Canaltech vamos te ensinar a diferenciar os originais Bobbie Goods de suas versões falsas, identificando os sinais de longe. Vamos lá?
A primeira dica é estar a par das coleções já lançadas no selo Bobbie Goods. Até o momento, Goveia publicou cinco deles: Dias Quentes; Dias Frios; Isso e Aquilo; Do Dia para a Noite; Como Desenhar Coisas Super Fofas com Bobbie Goods. Cada um deles possui ilustrações temáticas, com Isso e Aquilo contendo desenhos diversos, sem um tema fixo.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Não confie em nomes para além desses lançamentos, a menos que seja um livro novo divulgado pelas próprias redes da artista ou de sua loja oficial.
Os livros Bobbie Goods foram licenciados no Brasil pela editora HarperCollins, então outra maneira fácil de saber se a versão é pirata consiste em buscar a logo da empresa no produto. Sem esse selo de indicação, dificilmente será oficial.
Bobbie Goods oficiais seguem características bem rígidas na impressão. Todos os livros de colorir são quadrados, de capa dura e lombada reta, com as folhas coladas internamente. O tamanho é aproximado ao de uma folha A4. Além disso, todas as páginas possuem um selo holográfico branco com o rosto de um ursinho e o nome da marca no canto superior direito.
Todos os livros contam com 20 ilustrações em páginas destacáveis, uma página de checklist de pintura e uma página para teste de cores.
Livros falsos podem ter capa holográfica, tamanho reduzido ou grande demais (como de uma folha A5, por exemplo) e encadernação em espiral. Eles também podem ser maiores, contendo 30 ou até 50 ilustrações.
Como o uso de inteligência artificial é generalizado atualmente, pode ser possível identificar livros falsos pelos erros comuns aos desenhos de IA: eles incluem dedos extras nos personagens, objetos que não fazem sentido, mescla entre cenário e demais itens e afins.
VÍDEO: Gosta de Doodles interativos? Agora você não vai perder mais nenhum!
Leia a matéria no Canaltech.