O lançamento da missão Ax-4 à Estação Espacial Internacional (ISS) aconteceria nesta quarta-feira (11), mas foi adiado outra vez.
O lançamento da missão Ax-4 à Estação Espacial Internacional (ISS) aconteceria nesta quarta-feira (11), mas foi adiado outra vez. Segundo informações publicadas pela SpaceX no X, antigo Twitter, o motivo da nova mudança no cronograma foi a identificação de vazamento de propelente no foguete Falcon 9. Ainda não há uma nova data para o lançamento.
"Desistindo do lançamento do Falcon 9 de amanhã da Ax-4 para a @Space_Station para dar mais tempo às equipes da SpaceX para consertar o vazamento de LOx identificado após as inspeções de ignição estática no propulsor. Uma vez concluído — e dependendo da disponibilidade —, vamos compartilhar uma nova data de lançamento", anunciaram na noite de terça-feira (10).
Standing down from tomorrow's Falcon 9 launch of Ax-4 to the @Space_Station to allow additional time for SpaceX teams to repair the LOx leak identified during post static fire booster inspections. Once complete – and pending Range availability – we will share a new launch date pic.twitter.com/FwRc8k2Bc0
-
— SpaceX (@SpaceX) June 11, 2025
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
O "LOx" é o oxigênio líquido, um dos dois propelentes que alimenta os motores Merlin do foguete Falcon 9. Na publicação, a SpaceX explicou que o vazamento foi observado após a ignição estática do primeiro estágio do veículo, realizada no domingo (8). Durante o procedimento, os motores do foguete são acionados, mas este se mantém no solo.
Bill Gerstenmaier, vice-presidente de construção e confiabilidade de voos na SpaceX, discutiu o vazamento durante uma coletiva na segunda-feira (9). Segundo ele, o booster em questão do Falcon 9 foi usado em uma missão até o momento e já havia exibido o vazamento naquele voo.
No entanto, a SpaceX descobriu que não consertou completamente o componente durante a manutenção, ou que não encontraram o vazamento e não o corrigiram. Mesmo assim, eles instalaram um componente que deveria diminuir o vazamento, e iriam verificar no dia do lançamento se ainda havia fluxo indesejado do LOx.
Quando for lançada, a Ax-4 vai levar à ISS a tripulação composta por Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA que quebrou o recorde de estadia mais longa total no espaço já alcançada por um astronauta norte-americano. Ela vai servir como comandante, e vai estar acompanhada dos pilotos Shubhanshu Shukla e SÅawosz UznaÅski-WiÅniewski, da Índia e Polônia, respectivamente. Finalmente, a tripulação conta também com Tibor Kapu, húngaro especialista de missão.
Leia também:
Missão privada da Axiom Space levará 1º indiano à Estação Espacial Internacional
Turismo espacial: conheça todas as pessoas comuns que já foram ao espaço
Vídeo: Coisas do dia a dia que foram criadas pela exploração espacial
Leia a matéria no Canaltech.