Geral Tecnologia

Ax-4 adiada: problema no foguete Falcon 9 suspende lançamento à Estação Espacial

O lançamento da missão Ax-4 à Estação Espacial Internacional (ISS) aconteceria nesta quarta-feira (11), mas foi adiado outra vez.

Por Agencia 217

11/06/2025 às 08:19:20 - Atualizado há

O lançamento da missão Ax-4 à Estação Espacial Internacional (ISS) aconteceria nesta quarta-feira (11), mas foi adiado outra vez. Segundo informações publicadas pela SpaceX no X, antigo Twitter, o motivo da nova mudança no cronograma foi a identificação de vazamento de propelente no foguete Falcon 9. Ainda não há uma nova data para o lançamento.

"Desistindo do lançamento do Falcon 9 de amanhã da Ax-4 para a @Space_Station para dar mais tempo às equipes da SpaceX para consertar o vazamento de LOx identificado após as inspeções de ignição estática no propulsor. Uma vez concluído — e dependendo da disponibilidade —, vamos compartilhar uma nova data de lançamento", anunciaram na noite de terça-feira (10).

O "LOx" é o oxigênio líquido, um dos dois propelentes que alimenta os motores Merlin do foguete Falcon 9. Na publicação, a SpaceX explicou que o vazamento foi observado após a ignição estática do primeiro estágio do veículo, realizada no domingo (8). Durante o procedimento, os motores do foguete são acionados, mas este se mantém no solo.

Bill Gerstenmaier, vice-presidente de construção e confiabilidade de voos na SpaceX, discutiu o vazamento durante uma coletiva na segunda-feira (9). Segundo ele, o booster em questão do Falcon 9 foi usado em uma missão até o momento e já havia exibido o vazamento naquele voo.

No entanto, a SpaceX descobriu que não consertou completamente o componente durante a manutenção, ou que não encontraram o vazamento e não o corrigiram. Mesmo assim, eles instalaram um componente que deveria diminuir o vazamento, e iriam verificar no dia do lançamento se ainda havia fluxo indesejado do LOx.

Quando for lançada, a Ax-4 vai levar à ISS a tripulação composta por Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA que quebrou o recorde de estadia mais longa total no espaço já alcançada por um astronauta norte-americano. Ela vai servir como comandante, e vai estar acompanhada dos pilotos Shubhanshu Shukla e SÅ‚awosz UznaÅ„ski-WiÅ›niewski, da Índia e Polônia, respectivamente. Finalmente, a tripulação conta também com Tibor Kapu, húngaro especialista de missão.

Leia também:

Missão privada da Axiom Space levará 1º indiano à Estação Espacial Internacional

Turismo espacial: conheça todas as pessoas comuns que já foram ao espaço

Vídeo: Coisas do dia a dia que foram criadas pela exploração espacial

Leia a matéria no Canaltech.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Agência 217

© 2025 Agência 217 © 2024 Todos os direitos Reservados

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Agência 217